Subscribe Now
Trending News

Apresentação

O Município de Lacerdópolis está localizado no meio-oeste catarinense, na região turística Vale dos Imigrantes. A população é de aproximadamente 2250 habitantes e a economia tem destaque na criação de aves e suínos. A colonização é de origem italiana, é possível encontrar produtos coloniais que podem ser adquiridos tanto na cidade como nas propriedades rurais, sendo: queijos, doces, salames e o famoso torresmo.

Com o trabalho de desenvolvimento do turismo local, Lacerdópolis está contemplada com o Roteiro Turístico “Caminho Encantos de Lacerdópolis” e está inserido no Mapa Nacional do Turismo.

Como tudo começou

Terras férteis e tudo por fazer. Foram estas duas coisas que atraíram e que esperaram os colonos que chegaram à região de Lacerdópolis. Tudo começou com a construção da estrada de ferro ligando São Paulo ao Rio Grande do Sul. A Empresa que fez o trecho na região, Mosele & Eberle, criou dois núcleos regionais com a intenção de atrair colonos gaúchos, a maioria filhos de imigrantes italianos. As colônias levaram o nome de Núcleo Colonial do Rio Capinzal e Núcleo Colonial de Barra Fria.

Vieram para a região trabalhadores das cidades gaúchas de Caxias do Sul e Bento Gonçalves, e o povoado criado deu origem a Lacerdópolis. As famílias eram numerosas e, com o tempo, foram sendo criadas pequenas casas comerciais, moinhos coloniais e cantinas de vinho, que abasteciam o pequeno mercado local.

As famílias foram crescendo e logo estava formada a Vila de Barra Fria, anexada ao município de Capinzal em 1961, quando passou à categoria de distrito. Nesta mesma virada, Barra Fria mudou de nome e virou Lacerdópolis. Com este nome, a Comunidade homenageou o Governador Jorge Lacerda, morto num acidente aéreo em Curitiba.

Distrito criado com a denominiação de Lacerdópolis, pela lei municipal nº 243, de 04-03-1957, subordinado ao município de Capinzal. Em divisão territorial datada de 1-07-1960, o distrito de Lacerdópolis figura no município de Capinzal. Pela lei estadual nº 870, de 23-01-1963, transfere o distrito de Lacerdópolis para o município de Ouro. Elevado à categoria de município com a denominação de Lacerdópolis, pela lei estadual nº 932, de 11-11-1963, desmembrado de Ouro. Sede no antigo distrito de Lacerdópolis. Constituído do distrito sede. Instalado em 03-02-1964.

Significado das cores da Bandeira:

Azul: representa o azul do céu.
Branco: representa a paz.

Significado do brasão:

Produtos cultivados no município, os cavalos significa a força do povo e no alto temos o céu com o cruzeiro do sul.

Dados do Município

Região Turística: Vale do Contestado
Área: 68.89 km (IBGE/2016)
População: 2247 habitantes (IBGE/2019)
Latitude: 27°15’36
Longitude: 51°33’21
Altitude: 490 m
Cidades próximas: Ouro, Capinzal, Erval Velho, Herval d`Oeste, Joaçaba.

Vale do Contestado

O Vale do Contestado leva os turistas a uma verdadeira viagem ao passado. A paisagem bucólica, museus e os monumentos da região, revelam uma parte importante da História de Santa Catarina. Palco de revoluções foi nesta região que ocorreu a Guerra do Contestado. Em meio a vales e planaltos que são um convite ao ecoturismo a região ainda se destaca pela sua riqueza multicultural que se reflete na colonização austríaca, japonesa, italiana e alemã.

IDMS de Lacerdópolis

Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável

0.0000

 

Guia de Serviços

Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc… Conheça o guia completo de serviços de Lacerdópolis.

Saiba Mais

Localização

O principal acesso é a SC-303. Lacerdópolis localiza-se na estrada entre Capinzal e Joaçaba.

O Aeroporto mais próximo é o situado no município de Chapecó, distante cerca de 175 km de Lacerdópolis.